Balões de laboratório
Na atividade laboratorial a utilização de balões de laboratório é uma prática bastante frequente. De uma forma geral estes são utilizados para fazer a mistura de soluções, aferir volumes de substâncias líquidas ou fazer aquecimento de soluções.
Vamos analisar mais detalhadamente cada uma dos seguintes utensílios:
Balão volumétrico – este artigo destina-se a fazer a medição de soluções líquidas de uma forma muito rigorosa. Possui um corpo onde é indicado a sua capacidade, tolerância, marca do fabricante, norma de fabricação, lote e esmerilado. O seu colo (parte superior) possui um traço, que indica a sua capacidade e no topo o seu esmerilado.
Balão Erlenmeyer – este artigo é bastante versátil. Apesar de não ser recomendado para fazer uma medição rigorosa o balão é utilizado para fazer a mistura de soluções derivado ao seu formato. Derivado ao sei formato cónico e um colo estreito este possui as caraterísticas ideais para esse efeito. Adicionalmente pode ainda ser utilizado para fazer o aquecimento de líquidos. Possui ainda as variantes de colo largo e esmerilado.
Balão fundo redondo – é um balão esférico que possui um colo. Este artigo é ideal para fazer o aquecimento de artigos visto que, derivado ao seu formato, o calor da solução é distribuído de forma uniforme pela superfície do artigo. Possui a variante de colo estreito ou largo e com 1 ou mais esmerilados.
Todos os artigos acima descritos são feitos em vidro borosilicato.
Se necessitar de algum destes artigos pode consultar clicar aquí.