VILABO – Vidros para Laboratório | Av. Dr. José Henriques Vareda, nº 60 Marinha Grande 2430-037 PORTUGAL

logo vilabo
marca linex

✆  (+351) 244 575 630

(Chamada para a rede fixa nacional)

✉  info@vilabo.com

✉  comercial@vilabo.com

Material de vidro para laboratório mais comum

Mai 16, 2023

Material de vidro para laboratório mais comum

Existem enumeras peças de vidro para laboratório, sejam elas standard ou por medida.
Iremos destacar as mais comuns de forma a elucidar o leitor de qual o material mais comum.

Começaremos pelo Copo, mais conhecido como Gobelé. Trata-se de um artefacto de forma cilíndrica com um fundo e um bico que é graduado. Estes podem ser de forma alta ou de forma baixa. São peças excelentes para conter soluções.

Passaremos para o Balão Erlenmeyer, também conhecido apenas por Erlenmeyer. Trata-se de uma peça que tem o formato cónico com um fundo que é graduada. É uma peça excelente se necessitar de agitar algo pois, derivado à sua forma cónica, possui um colo que permite que seja agarrado e mexer assim a solução que este contém para que esta não transborde.

Em seguida temos o Balão de Fundo Redondo. Nada mais é que um balão esférico com um colo. Muitas vezes, ao contrário do Erlenmeyer, o Balão Fundo Redondo tem em si uma junta esmerilada (uma parte de vidro de cor fosca) que serve para unir esta peça a outras que tenham uma junta de dimensões idênticas. É uma peça excelente caso seja necessário efetuar o aquecimento de uma solução.

Seguimos para apresentar o Funil. O Funil nada mais é que um uma peça cónica com uma haste que pode variar o seu comprimento, sendo que existem modelos onde esta pode ter o seu comprimento igual ao diâmetro da abertura do funil (os chamados Funis de uso Geral) ou então com um comprimento superior (denominados de funil de haste longa). São utilizados durante a transferência de soluções líquidas para outras peças.

Em seguida falaremos da Proveta Graduada, ou só proveta. Trata-se de um cilindro graduado com uma base hexagonal de vidro com um bico. É um artigo de elevada precisão que permite ao utilizador saber a capacidade de uma dada solução de forma gradual. Poderá ter uma junta esmerilada. Utensilio de excelência para o acompanhamento de colocação de soluções gradualmente

Por fim mas não menos importante temos o Balão Volumétrico. É um balão com um colo estreito, uma junta esmerilada e um traço (que indica a capacidade deste). É o artigo de laboratório que tem o maior rigor no que diz respeito ao armazenamento de soluções líquidas.

Todos os artigos acima referidos são feitos em vidro borosilicato 3.3.

Caso necesite de algum destes artigos consulte clique aqui.