O que é um Balão Volumétrico?
Um balão Volumétrico é uma vidraria de laboratório que é muito utilizado para preparar e diluir volumes precisos de uma determinada solução.
A sua precisão é extrema, sendo que nos seus volumes mais pequenos a sua tolerância é praticamente 0.
Os balões volumétricos têm todos o mesmo formato, diferenciando-se apenas pela sua capacidade indicada.
Como utilizar?
Antes de se utilizar um balão volumétrico este deverá ser lavado com o solvente usado na preparação da sua solução. Após a adição de alguns mililitros de dessa solução o balão deverá ser fechado e agitado de forma a limpar o interior deste. Este processo deverá ser repetido duas ou três vezes.
Após a limpeza estar concluída dever-se-á selecionar um instrumento próprio para colocar um volume preciso de solução no balão por exemplo uma Pipeta Volumétrica (que deverá ser também lavada com a solução a transferir.
A ponta da Pipeta deverá ser colocada acima do traço de referência da capacidade do balão e o líquido da solução deverá escorrer pela parede deste (do balão) de forma a que não salpique o seu interior e vá para o fundo deste. Após este procedimento é necessário deixar o balão repousar, permitindo que todo o solvente desça para o fundo da peça em vidro.
Em seguida o solvente será adicionado até próximo do traço de referência. O remanescente deverá ser adicionado por um artigo com capacidade de doseamento de líquidos (como por exemplo uma Pipeta Pasteur). Deve-se ter em atenção para que a parte inferior do menisco ficar alinhada com o traço do Balão, de forma a ter um volume mais preciso.
De seguida é necessário tapar o Balão para o agitar para que a solução fique o mais homogénea possível.
Se necessita de comprar balões volumétricos para o laboratório da sua indústria, empresa ou instituição, contacte-nos.