VILABO – Vidros para Laboratório | Av. Dr. José Henriques Vareda, nº 60 Marinha Grande 2430-037 PORTUGAL

logo vilabo
marca linex

✆  (+351) 244 575 630

(Chamada para a rede fixa nacional)

✉  info@vilabo.com

✉  comercial@vilabo.com

Certificado de lote

Jan 30, 2024

O certificado de lote é uma garantia de qualidade que as empresas dão aos seus clientes de que os artigos por si fornecidos oferecem a qualidade esperada e não irão comprometer o seu utilizador.

Na indústria dos vidros de laboratório o material volumétrico é o principal alvo deste tipo de certificação, sendo que as empresas que produzem artigos como balões volumétricos, provetas, etc… muitas vezes emitem um certificado de conformidade no qual admitem que os artigos têm a capacidade esperada e esta encontra-se dentro das tolerâncias impostas.

No certificado de lote da Vilabo existem várias nomenclaturas que poderão causar dúvidas no utilizador. No presente artigo esclareceremos as mais comuns.

Para efeitos de exemplificação ao longo do artigo irá ser utilizado o certificado de lote emitido pela Vilabo nº 1015 referente ao artigo Balão Volumétrico 100 ml CL A.

Norma

A norma que é indicada no certificado de lote indica a norma ao qual o artigo se rege, tanto a nível de volume (em mililitros) como em dimensões aceitáveis que artigo deve ter. No caso da imagem a norma ISO 1042 é a norma pelo qual são fabricados os balões volumétricos.

Tabela de amostragem

A tabela de amostragem indica como ocorreu a testagem dos artigos. A tabela é limitada no eixo vertical pelo seu limite máximo e mínimo que uma peça terá. Estes limites são fornecidos pela norma que os artigos obedecem, que no caso da imagem apresentada é de um balão volumétrico de 100 mililitros (ml) Classe A que tem uma tolerância de 0,1 ml, logo partindo do ponto de partida que são os 100 ml o seu limite máximo serão os 100,1 ml e o seu limite mínimo serão os 99,9 ml. É considerado aceitável todos os valores que estejam dentro deste intervalo, qualquer valor que esteja fora representará uma não conformidade.

Como podemos observar na tabela na imagem não ocorreram não conformidades.

Tamanho da amostra

O tamanho da amostra é um valor que não é calculado ao acaso. O número de pelas que serão testadas varia consoante o número de pelas que o lote tem. Quanto maior o lote maior será o número de peças testadas. Este número vai de acordo com a norma ISO 2859-1.

Valor médio

O valor médio é um valor que é apurado pela soma da capacidade em ml das peças testadas dividida pelo número de artigos testados. Este valor representa a capacidade em ml que todas as peças de determinado lote terão em média. No caso da imagem, poderemos admitir que para o lote em causa todas as peças pertencentes terão uma capacidade de 99,9796 ml Este valor nunca poderá ser superior à soma ou subtração da capacidade-alvo (que são 100 ml) com a sua tolerância (que são 0,1 ml). Caso isto aconteça o lote será recursado e, consequentemente, as suas peças não garantiram uma aferição correta dos volumes pretendidos. Exemplo: São considerados aceites todos os valores que estejam dentro do seguinte intervalo.

É também muito difícil que haja, para a mesma capacidade lotes, com números de série diferentes, mas com o valor médio e o desvio-padrão (ver mais à frente) idênticos. Caso isto aconteça poderemos estar perante uma empresa que não faz a testagem do seu material volumétrico de forma devida não garantindo assim a qualidade do seu artigo.

Desvio-Padrão

O desvio-padrão é um valor pelo qual se assume que as peças de um determinado lote variam, para cima ou para baixo. Partindo do valor obtido no “Valor médio” é expectável que as peças que compõem um determinado lote possam variar em média pelo indicado no desvio-padrão.

No caso da imagem representada, pertencente ao lote 1015 que se refere ao artigo Balão volumétrico 100 ml, foi obtido um desvio-padrão de 0,018956218 ml, ou seja, os balões que integram este lote poderão ter, em média uma capacidade que oscile entre a soma ou substração do valor médio com o desvio-padrão:

É importante referir que, não é recomendável que quando se calcula este intervalo de valores que haja valores no intervalo que estejam fora da tolerância. É necessário ainda referir que, em circunstância alguma, o valor do desvio-padrão nunca poderá ser superior ao valor da tolerância.

Alguns artigos produzidos pela Vilabo que possuem certificado de lote: Balão Volumétrico, Proveta Graduada, Pipeta Volumétrica, entre outros.